sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Discutam política!!!!

No Brasil existe um ditado antigo que diz: "Política, futebol e religião não se discutem". Estava eu pensando estes dias atrás sobre este ditado e ficou uma dúvida: a quem, entre as partes envolvidas, pode interessar este ditado?

Em primeiro lugar não interessa a quem gosta de futebol, pois apesar deste ditado todos discutem futebol. Também não interessa aos religiosos, muito pelo contrário, não discutir religião levaria a falta de interesse em religião, o que poderia afastar os fiéis. E aos políticos, interessaria? Vamos analisar um pouco qual seria a opinião dos políticos sobre a parte que lhes interessa: política não se discute.

Qual seria o interesse dos políticos de que política não seja discutida? Como disse acima em relação a religião, se as pessoas não discutirem religião poderiam perder o interesse e se afastarem. Com política é a mesma coisa, se as pessoas não discutirem política o interesse diminui e as pessoas se afastam. E por que os políticos tem interessem de que as pessoas não se interessem e se afastem de política? Simplesmente porque assim eles podem fazer o que bem quiserem, seja bom, seja ruim (claro, a maioria das vezes eles fazem coisas ruins).

E deste ditado o brasileiro resolveu seguir a risca exatamente a parte mais crítica: política não se discute. Sim, religião e (principalmente) futebol o brasileiro discute sem problema algum. Note na maioria das conversas entre amigos, tudo é discutido menos política. E se você tentar iniciar uma conversa sobre política na maioria das vezes as pessoas farão de tudo para mudar de assunto o mais rápido possível. Vamos relembrar a história do Brasil e vamos ver como essa falta de interesse em política é atual e as consequências causadas.

Vamos para a década de 1930. Mais precisamente para o ano de 1932, quando foi iniciado no estado de São Paulo uma revolução contra o governo de Getúlio Vargas reivindicando uma nova constituição. OK, essa revolução foi planejado pela elite do estado, porém houve uma grande adesão da população, que na época sabia, em sua maioria, o motivo pelo qual estavam lutando. Apesar da derrota dos revolucionários o objetivo foi atingido, dois anos depois foi promulgada a nova constituição.

Avançando um pouco no tempo, indo para as décadas de 1960 a 1980, quando o Brasil era governado pelo regime militar, a população era reprimida, havia censura em toda a parte. Acredito que foi a época onde a consciência política do brasileiro esteve mais ativa. Muitos lutaram para terem de volta seus direitos, liberdade, pelo fim da censura, mesmo que isso significasse risco de serem presos, torturados e mortos. Porém, pela repressão que os militares impunham acredito que tenha começado ai o afastamento do brasileiro das questões políticas. Esse movimento contra a ditadura praticamente termina em 1984 com o movimento "Diretas Já".

Por fim vamos para o ano de 1992, quando os estudantes brasileiros se unem em um propósito: o impitimam do então presidente Fernando Collor. Esta foi, em minha opinião, a ultima grande manifestação popular ocorrida no Brasil. Porém a adesão era quase em sua totalidade dos estudantes, os demais brasileiros só acompanharam pela TV. Após isso o brasileiro se acomodou e decidiu seguir de vez o ditado "política não se discute".

E qual a consequência de não se discutir política? Bom, é só lembrar das notícias políticas dos ultimo 10 anos: desvio de dinheiro em todos os lugares, saúde e educação precários, esquema dos anões, mensalão, atos secretos no senado, etc. E isso só pra citar alguns casos.

E o que quero dizer com tudo isso é simplesmente:

Discutam política, dêem mais importância a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário