sexta-feira, 23 de outubro de 2009

E o Senado continua como sempre esteve

Acabei de ler uma notícia muito perturbadora que diz que o sr. José Sarney engavetou as reformas prometidas para o Senado.

A menos que você seja um ET que acabou de chegar à Terra ou saiu do coma agora, você deve saber das falcatruas descobertas no Senado brasileiro esse ano, que manchou (ainda mais) a imagem dos políticos brasileiros e os apertou contra parede. Um dos principais alvos das notícias e um dos principais responsáveis pelas coisas erradas que aconteceram (e ainda acontecem, não sejamos inocentes) foi o presidente do Senado, sr. José Sarney, que sempre negou tudo, acusou a imprensa de ser a culpada pela imagem ruim do Senado, e usou como uma de suas armas para escapar impune das acusações e se manter no cargo a promessa de reformar o Senado, cortando gastos e eliminando cargos de confiança. Pois bem, foram só "promessas de campanha", algo que nossos políticos sabem fazer muito bem. E o pior é que nós acreditamos...

A questão é que por pressão dos demais políticos e dos funcionários que não querem perder seus benefícios e até mesmo os cargos, o excelentíssimo sr. José Sarney está desistindo de fazer a reforma no Senado. Com o arquivamento da reforma foram jogados fora R$ 250 mil do dinheiro público pagos a FGV (Fundação Getúlio Vargas) realizar um estudo sobre quais ações seriam necessárias para se realizar a reforma, dinheiro que seria bem empregado caso a reforma se concretizasse. Mas fora a pressão dos políticos e funcionários para não se realizar a reforma, outro ponto importante para o arquivamento foi a falta de pressão da opinião pública, talvez causada pela diminuição da cobertura por parte da imprensa.

O Brasil perdeu mais uma oportunidade de melhorar com essa atitude do sr. José Sarney e parte da culpa é nossa. Estamos falhando como cidadãos brasileiros em não exigirmos que o que há de errado seja corrigido. É preciso sairmos do nosso comodismo e cobrarmos mais de nossos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário