quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mudança no Ensino de 8 para 9 anos, e valeu a pena?

Boa Noite a todos, meu nome é Melissa, sou colaboradora deste blog, sou funcionária pública municipal, atuando na área da Educação, meu cargo é Oficial de Escola (Secretária de Escola, resumindo), estudante de Gestão de Marketing, ex-Conselheira Tutelar e atriz de teatro.

Bom, inicialmente meus cometários normalmente vão ser muito críticos, mas envolventes, creio eu, por isso creio que não irão cansar ninguém.
Todo mundo se lembra de quando entravámos na escola com 7 aninhos na 1ª série e lá íamos nós até a 8ª série, bonitinhos, alfabetizados, inteligentes, e ai de nós descendentes das décadas de 60, 70 e 80 se não estudássemos, erámos RETIDOS, simplesmente, que nos causava extrema vergonha e o Papai Noel nunca vinha para quem repetia de ano.

Pois bem, há alguns anos, um daqueles desocupados lá do Senado, apresentou um projeto de Lei que foi votado e sancionado para mudar o ensino de 8 para 9 anos; ok; mas para quê? eu não entendi isso até hoje, esse negócio foi implantado na cidade onde trabalho e só causou problemas.
As criancinhas entram no 1° ano (porque até a série foi mudada de nome) com 5,5 anos e teêm que completar 6 anos até 30/06 do ano em que vão cursar o 1° ano, totalmente imaturas, inseguras e carentes de convívio familiar, pois elas ja vem de creches onde passam o dia todo, e para matrícula os pais ainda tem a opção de deixar o ser ingenuo em escola integral (o dia todo na escola); mas esse será outro assunto que irei discutir no próximo post. Continuando, então crianças de 5,5 e 6 anos cursando o 1° ano, ok, daí começam os bilhetes, chamam os pais porque o aluno não acompanha o raciocinio, porque só brinca em sala de aula, porque só conversa, porque não está silábico, porque não conta até 10 ou até 20, etc.. Gente!!!!! é sério isso, eu vejo isso todos os meses!!! é realidade!!!! são crianças!!! e coitados dos professores são obrigados a fazer milagres né, e se não faz, a criança passa de ano, não se preocupem, existe um Regimento Interno do Municipio, com artigo e tudo que a gente coloca lá no histórico escolar da criançada com nota vermelha de média final justificando que ele passou por causa da Lei...é horrível isso, eu teria vergonha de um histórico assim! e temos crianças em todas rede municipal que sai do 5° ano (5ª série mesmo) sem saber ler e escrever, fora o pulo, o salto que esta criança deu por causa do ensino ter mudado de 8 para 9 anos, assim, exemplo: se a criança passou para o 2° ano em 2006 quando mudou a Lei, automaticamente ela pulou o 2° ano e foi para o 3° ano, no histórico no lugar do 2° ano não há notas e sim uma observação, e a didática que os professores vão utilizar para o ensino desse 3° ano que acabou de sair do 1° ano vai ser o mesmo livro (cartilha) do 2° ano, fui clara? Ou seja uma bagunça, pra NADA, as crianças dos 3° anos aprendem conteúdo de 2° ano, os de 4° ano conteúdo de 3° ano e assim por diante...
A mudança no Ensino só beneficiou quem quer Bolsa família, bolsa escola (quanto mais filhos na escola mais se recebe) e largar os filhos mais cedo na escola o dia inteirinho para não ter o trabalho de educar... Deixa que a escola faça isso!!! outro assunto para futuros comentários.

Finalizando, não serviu pra absolutamente NADA essa mudança, apenas para tirar mais cedo uma criança do seio de sua família, pra enfiar dentro de uma sala de aula onde valores que deveriam ser formados em casa são facilmente descartados em cima de uma carteira escolar.

3 comentários:

  1. Muito inteligente a postura, concordo.

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  2. É importante os pais saberem disso pra não colocarem inocentes bebes em verdadeiros depósitos.

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  3. Melissa,concordo com vc quando fala que a criança sai mais cedo do seio familiar,para a escola e realmente isso pode prejudicar essa etapa pois é um momento que deveria se criar mais vínculo afetivo com os familiares.Porém, não entendi, o pulo de um ano para o outro, segundo as resoluções do CNE/CEB desde 2006 que é para ser ampliado o ensino de nove anos e o prazo final seria 2010, porém deve coexistir as duas modalidades o do ensino de oito anos e o de nove, até o término do primeiro, se o regimento da sua escola contempla o "pulo" esta errado, tem que reaver isso, relaborando regimento, matriz, grade curricular e proposta.

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